Ruína da Igreja de Pedras
Arquitetura colonial do inicio do século XVII, construída pelos Padres Jesuítas. A sua construção é constituída por um partido retangular com um pavimento de nave e capela-mor, construído com pedras dos rios da região, a construção nunca foi concluída, possui estrutura auto-portante com alvenaria de pedras, já recebeu a cobertura de duas águas, enquanto a nave nunca fora coberta, atualmente encontra-se em ruínas sem telhado. O arco de alvenaria destinado a marcar o Altar-Mor, nasceu uma gameleira que expandiu as suas raízes para os dois lados. A construção foi realizada com mão de obra escrava pelos Padres Jesuítas. Tombado pelo IEPHA Decreto n. 24.324 de 22/03/1985 e pelo Patrimônio histórico Municipal lei n. 1.261 de 15/04/1997. Encontra-se em local privilegiado, próximo ao encontro dos riosSão Franciscoe Rio das Velhas.
Localização:
Urbana
RUA MINAS GERAIS, 17, GUAICUÍ - GUAICUÍ
CEP 39.260-000 - Várzea da Palma - MG
Pedra do Rei Leão
Trilha curta na área da serrinha através de área de mata seca que leva até até a pedra do Rei Leão, uma cachoeira seca, esculpida no arenito que tem aspecto similar a "pedra do Rei Leão" da famosa obra cinematográfica homônima.
Localização:
Rururbana
Estrada para Serrinha, -
CEP 39.260-000 - Várzea da Palma - MG
Rio das Velhas
A bacia do Rio das Velhas guarda histórias em suas margens, cidades e em seus moradores. Uma história em constante construção e mudanças que desvendam a região que faz parte do núcleo formador do estado de Minas Gerais e onde a cultura regional sobreviveu ao passar dos anos. A história da ocupação humana na bacia do Rio das Velhas remonta há cerca de 12 mil anos, época em que os primeiros habitantes usavam as grutas existentes na região do Médio Rio das Velhas como abrigo. O mais antigo fóssil humano já encontrado nas Américas foi desenterrado a poucos quilômetros das margens do Rio das Velhas. Era o fóssil de uma mulher de 1,50 metros de altura e com cerca de 20 anos de idade. Ganhou o nome de Luzia pelos arqueólogos que a estudaram. Com 801 km, o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da Bacia do São Francisco. Nasce no município de Ouro Preto, dentro do recém criado Parque Municipal das Andorinhas, e deságua no Velho Chico no distrito de Barra do Guaicuí, município de Várzea da Palma. Local de travessia da estrada dos currais gerais do sertão, deu origem ao Porto da Palma, que posteriormente surgiu a cidade de Várzea da Palma. O rio margeia a cidade, fornecendo água para a cidade e para a agroindústria. Em Várzea da Palma está construída a ponte sobre o rio das velhas que teve as suas obras iniciada no ano de 1925 e inaugurada em 1928, com o cimento para sua construção vindo da Inglaterra, o rio é um grande atrativo cultural de várzea da Palma.
Localização:
Rururbana
Rio das Velhas, -
CEP 39.260-000 - Várzea da Palma - MG